Ritidoplastia
+ Solicitados
O Lifting Facial ou Ritidoplastia é a cirurgia realizada para rejuvenescimento da face. Com o passar dos anos, diversas alterações vão acontecendo em todas as camadas da face. Na pele surgem manchas, rugas, flacidez, os músculos vão apresentando queda e a distribuição de gordura da face altera gerando áreas afundadas e outras caídas ou abauladas. Para o tratamento completo da face devemos atentar para todas estas alterações realizando procedimentos complementares com o objetivo final de uma face mais jovem e harmônica. Um dos principais receios de quem pensa em fazer uma cirurgia para rejuvenescimento da face é de que fique com um resultado artificial, uma pele muito “repuxada”. As técnicas mais antigas de lifting facial muitas vezes acabavam por gerar estes resultados mais estigmatizados. Com o avanço das técnicas da cirurgia de face, realizando um tratamento mais completo, por camadas, reposicionando as estruturas profundas da face os resultados têm sido cada vez mais naturais. O importante é fazer uma avaliação minuciosa e um diagnóstico correto para que possa tratar todas as alterações e não apenas “esticar a pele”.
Procedimento
A ritidoplastia costuma ser realizada sob anestesia geral ou anestesia local e sedação. Habitualmente é associada também à cirurgia das pálpebras, tendo uma duração de 5-6h. Pode ser realizada em hospital-dia a depender da condição de saúde da paciente e a alta costuma ocorrer na manhã seguinte à cirurgia. As incisões são posicionadas em locais escondidos na face e geralmente ficam quase imperceptíveis. Nesta cirurgia tratamos as rugas mais profundas, a flacidez de pele, as olheiras e o pescoço. A associação de enxertia de gordura torna os resultados ainda mais harmônicos e vêm sendo cada vez mais realizada.
Recuperação
A recuperação requer afastamento do trabalho por 1 a 2 semanas a depender da atividade desempenhada. A dor costuma ser leve e bem controlada com as medicações. São prescritos colírios e compressas frias para ajudar na diminuição do inchaço das pálpebras. O resultado da cirurgia costuma ficar mais próximo do final aos 2-3 meses de cirurgia, quando a cicatrização já está mais avançada e o inchaço melhor.
Dúvidas comuns sobre Ritidoplastia:
Não! Com o refinamento técnico e reposicionamento adequado das estruturas da face os resultados tendem a ser bem naturais e com boa durabilidade!
Em nenhuma cirurgia o resultado é para sempre! Mas grande parte do resultado é mantido no longo prazo principalmente se forem mantidos os cuidados com a pele e a saúde. Evitar tabagismo, exposição solar e manter uma pele bem cuidada e hidratada é essencial.
Não há uma idade limite. Devemos avaliar caso a caso a condição de saúde do paciente e decidir sobre o melhor procedimento.
Este é o nome dado por alguns profissionais para descrever cirurgias de face com incisões menores. A nossa equipe não costuma indicar pois acreditamos que o tratamento adequado da face requer tratamento adequado de todas as estruturas profundas e da pele. As incisões menores na maior parte das vezes não nos permitem tratar adequadamente todas as alterações.
Sim! É muito comum que pacientes que têm preenchimentos realizem cirurgias de face após alguns anos. Não constitui uma contraindicação.
Sim! Hoje realizamos enxertia de gordura em quase todas as ritidoplastias como método complementar para suavizar rugas, corrigir áreas afundadas e harmonizar algumas regiões da face.
Precisa de ajuda?