Mastopexia
Levantamento das Mamas
A mastopexia é a cirurgia realizada para levantar as mamas. Geralmente é indicada para pacientes com flacidez moderada a importante das mamas. Com esta cirurgia conseguimos reposicionar as mamas, diminuir as aréolas e colocá-las na posição adequada além de remodelar o formato das mamas de forma a conseguir um colo bem definido e harmônico. Pode ser realizada com ou sem a colocação de implantes e o principal fator que determinará isso é o desejo da paciente de aumentar as mamas e a expectativa de resultado no pós-operatório. Todos esses fatores são avaliados e discutidos em consulta pré-operatória detalhada.
Procedimento
A Mastopexia é um procedimento realizado em hospital-dia, sob bloqueio e sedação ou anestesia geral. Dura em média 3 a 4 horas e a alta costuma ocorrer no mesmo dia. Neste procedimento são realizados cortes ao redor das aréolas e na parte inferior das mamas para a retirada do excesso de pele. A cicatriz final costuma ser em formato de “T invertido”. O objetivo da cirurgia é remodelar a mama para que possa parecer mais firme e jovial, numa posição adequada no tórax, reestabelecendo a beleza da mama e a autoestima.
Recuperação
A recuperação da Mastopexia costuma ser tranquila e a dor bem tolerada com o uso das medicações prescritas. Nos primeiros dias, movimentos mais bruscos devem ser evitados assim como carregar peso. O retorno ao trabalho vai depender da atividade desempenhada. Atividades de computador e celular podem ser realizadas precocemente durante a recuperação. Trabalhos que exijam maior esforço físico costumam ser liberados a partir de 2 a 3 semanas. O retorno à academia é feito de forma gradual a partir do primeiro mês e os exercícios de membros superiores liberados em 2 a 3 meses.
Dúvidas comuns sobre Mastopexia
A depender da recuperação da paciente, liberamos para voltar a dirigir após 3 a 4 semanas.
As cicatrizes das mamas serão maiores quanto maior for o grau de flacidez. Todos os esforços são realizados para conseguir a menor cicatriz possível, com a melhor qualidade, mas sem comprometer o resultado e o formato das mamas.
A escolha por usar ou não prótese depende de diversos fatores que serão avaliados e discutidos em consulta. O principal deles é o volume das mamas da paciente e o seu desejo de aumentar ou não as mamas.
A prótese sozinha é apenas uma bolsa de silicone. Ela não irá levantar a mama. O que faz a mama levantar são as manobras e estratégias cirúrgicas utilizadas durante o procedimento. Uma prótese grande pode inclusive gerar maior queda das mamas.