Mamoplastia Redutora
		Redução de Mamas
		
							A cirurgia para redução das mamas é indicada em pacientes com mamas grandes que desejem diminuir e reposicioná-las. As mamas muito grandes podem gerar desconforto, sensação de peso, dores nas costas, infecções e queda importante da autoestima. Nestes casos, a realização da mamoplastia redutora apresenta ótimos resultados com melhora importante da qualidade de vida.						
				Procedimento
		
							A cirurgia de redução de mamas costuma ser realizada em regime de Hospital-Dia, a anestesia pode ser bloqueio associado a uma sedação ou geral. Geralmente dura em torno de 3-4 horas e a alta costuma ocorrer no mesmo dia. O procedimento inicia-se com as incisões ao redor das aréolas e na parte inferior das mamas para retirada do excesso de tecido mamário, diminuição e reposicionamento das aréolas. Ao final a mama é montada em sua nova posição e a cicatriz final é em formato de “T invertido”.						
				
													Recuperação
		
							A recuperação da mamoplastia redutora costuma ser bem semelhante à da Mastopexia. A dor é bem controlada com o uso de medicações e o retorno às atividades é gradual. Nos primeiros dias, movimentos mais bruscos devem ser evitados assim como carregar peso. O retorno ao trabalho vai depender da atividade desempenhada. Atividades de computador e celular podem ser realizadas precocemente durante a recuperação. Trabalhos que exijam maior esforço físico costumam ser liberados a partir de 2 a 3 semanas. O retorno à academia é feito de forma gradual a partir do primeiro mês e os exercícios de membros superiores liberados em 2 a 3 meses.						
				Dúvidas comuns sobre mamoplastia redutora
		As pacientes com mamas muito grandes podem sim apresentar dores na coluna e nos ombros. Vale ressaltar que muitas vezes este pode não ser o único fator que está causando as dores. Problemas com a postura, fatores genéticos e outras alterações podem também estar associados. Diminuir o peso das mamas com a cirurgia de mamoplastia redutora, certamente pode ajudar na melhora das dores, mas deve também ser acompanhado da realização de exercícios físicos, fisioterapia e correção de postura.
				Alguns convênios autorizam a realização deste procedimento, porém isto não é uma prática universal. Caso o seu convênio autorize, toda parte hospitalar pode ser custeada pelo convênio e os honorários médicos pagos de forma particular podendo ser solicitado o reembolso após o procedimento.