Lipoaspiração

A Lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Consiste na retirada da gordura localizada realizada através do uso de cânulas específicas através de pequenos e discretos cortes.
Está indicada em pacientes dentro ou próximo do seu peso ideal para a remoção da gordura e remodelamento do corpo. Diversas áreas podem ser lipoaspiradas como a papada (cervical), axilas, braços, lateral do tórax, abdome, púbis, flancos, costas, culotes, região interna das coxas, etc.
A gordura retirada pela lipoaspiração pode ser usada para diversos fins, como enxertia na face para melhora da qualidade de pele e harmonização facial, enAdicione aqui o texto do seu títuloxertia nas mamas para aumento ou simetrizações, enxertia nos glúteos para aumento e melhora do contorno e para correções de irregularidades no contorno corporal.
A lipoaspiração, apesar de retirar a gordura, não pode ser considerado um procedimento para perda de peso, a retirada deve se limitar a até 7% do peso corporal por questões de segurança do procedimento.

Procedimento
A Lipoaspiração é um procedimento seguro, realizado em Hospital-Dia, dura em torno de 1 a 4 horas e a alta costuma ocorrer no mesmo dia ou na manhã seguinte. Durante o procedimento injetamos uma solução contendo substâncias que fecham os vasos da gordura para diminuir o sangramento e possibilitar uma maior retirada de gordura. São utilizadas cânulas específicas através de pequenos orifícios posicionados estrategicamente para que fiquem discretos no pós-operatório.
Recuperação
A recuperação da Lipoaspiração costuma ser tranquila. Com o uso das medicações prescritas a dor costuma ser controlada e atividades comuns do dia a dia como andar, tomar banho, pentear os cabelos são possíveis já desde o início. O retorno ao trabalho depende da atividade exercida. Atividades de home-office, uso de computadores e celular podem ser retomadas de forma bem precoce. Para atividades que exijam maior esforço físico o retorno costuma ocorrer em 1 semana. No pós-operatório indicamos o acompanhamento com Fisioterapeuta especializado em cirurgia plástica que irá orientar os exercícios permitidos, o uso de cintas e placas e o retorno gradual das atividades. As atividades físicas costumam ser liberadas a partir de 3 a 4 semanas a depender da recuperação do paciente. A cinta compressiva deve ser utilizada o maior tempo possível no primeiro mês e a partir do segundo mês vamos fazendo a retirada gradual.
Dúvidas comuns sobre lipoaspiração
A lipoaspiração realizada com todos os cuidados, no ambiente adequado, por um profissional habilitado e respeitando os princípios da técnica é um procedimento extremamente seguro. É muito importante escolher bem o profissional que vai operar e o Hospital.
O tipo de anestesia utilizado vai depender do tramanho do procedimento e sensibilidade do paciente. Para lipoaspirações menores e localizadas pode ser utilizada anestesia local associada ou não a uma sedação. Para lipoaspirações maiores utilizamos a anestesia geral com muita segurança.
As células de gordura retiradas não voltarão. Porém, caso o paciente descuide da alimentação e exercícios e ganhe peso, as células que ficaram podem aumentar de tamanho comprometendo o resultado cirúrgico. Portanto, é extremamente importante manter hábitos saudáveis após a cirurgia.
A lipoenxertia é a colocação de gordura retirada de algum local do corpo onde ela está em excesso em outro onde se queixa preencher ou aumentar. A gordura colocada na lipoenxertia pode ter graus variados de integração e, portanto, o seu volume final é um pouco menor do que quando colocado.
Quando associamos a retirada de gordura de um local e enxertia em outros para correção e harmonização do contorno corporal, chamamos de lipoescultura.
A Lipo HD é uma modalidade de lipoaspiração onde retiramos a gordura em locais específicos de forma a mostrar mais as definições musculares e conseguir um corpo mais atlético.
Lipo Laser é o procedimento de lipoaspiração associado ao uso do laser com alguns fins:
– Facilitar a retirada da gordura com menor trauma e sangramentos, gerando uma recuperação mais rápida e com menos dor
– Extrair uma gordura de maior qualidade para a enxertia em outros locais (glúteos por exemplo)
– Estimular a produção de colágeno e otimizar a retração da pele no pós-operatório diminuindo a flacidez e deixando uma pele mais tonificada O laser é uma das tecnologias utilizadas para este fim, porém outros aparelhos também podem ser utilizados como a radiofrequência, plasma, dentre outros.
Precisa de ajuda?