Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada para melhora do contorno corporal em pessoas que tenham flacidez de pele importante e/ou afastamento dos músculos do abdome.

Durante a gestação, com o crescimento do bebê e o aumento gradual da barriga algumas alterações podem acontecer no abdome, resultando em afastamento dos músculos abdominais (diástase) e surgimento de hérnias. Após a gestação, pode surgir também flacidez de pele gerando dobras e excessos de pele comprometendo a estética do abdome.

A abdominoplastia é o procedimento completo que trata todas estas alterações:

– Afastamento da musculatura – É realizada a costura dos músculos internamente, deixando o abdome mais tonificado, diminuindo abaulamentos e deixando uma cintura mais marcada

– Hérnias – São corrigidas durante a cirurgia melhorando o aspecto do abdome e evitando complicações destas hérnias

– Flacidez de pele – O excesso de pele é retirado, resultando em uma cicatriz na região inferior do abdome, estrategicamente posicionada de forma a ficar escondida pelas roupas

– Plástica do umbigo – Na abdominoplastia é feito um novo umbigo para corrigir a flacidez e o chamado “umbigo triste”. Com técnicas adequadas e cuidadosas o novo umbigo adquire um aspecto mais jovial, com posicionamento adequado e cicatrizes discretas.

A abdominoplastia geralmente é associada a Lipoaspiração em um procedimento conhecido por Lipoabdominoplastia. Neste procedimento, ocorrem todos os benefícios da abdominoplastia, associados também à retirada de gordura localizada complementando e garantindo o melhor resultado para o contorno corporal.

Procedimento
A Abdominoplastia geralmente é realizada sob bloqueio e sedação ou anestesia geral. Costuma durar em torno de 2-3h, e quando associada à Lipoaspiração 4-5h. Pode ser associada também ao aumento glúteo com enxerto de gordura. A cirurgia se inicia com a incisão na região inferior do abdome, seguido pelo descolamento da pele, costura dos músculos para melhora do tônus abdominal, correção de hérnias e posterior retirada do excesso de pele. O novo umbigo é feito na sua posição ideal e drenos podem ser colocados para retirada do excesso de líquidos que podem ser produzidos pelo corpo. A alta costuma ocorrer no mesmo dia ou na manhã seguinte à cirurgia.
Recuperação
No pós-operatório da abdominoplastia a dor costuma ser controlada com medicações, são utilizados também antibióticos e anti-inflamatórios. O dreno é retirado após 5 a 7 dias. O uso da cinta é feito na maior parte do tempo no primeiro mês e a partir do segundo mês vamos tirando aos poucos. O acompanhamento com fisioterapeuta especialista em cirurgia plástica é essencial. As atividades habituais são liberadas após
Dúvidas comuns sobre abdominoplastia:
Idealmente, indicamos a abdominoplastia em pacientes já com a prole constituída. Caso ocorra uma gravidez após a cirurgia, parte do resultado pode ser perdido devido à nova flacidez muscular e de pele. Mas não há nenhum malefício ao bebê ou ao curso da gestação.
A lipoaspiração é indicada para a retirada de gordura localizada e pode ser realizada em pacientes sem flacidez de pele ou com pouca flacidez. Em casos com grande excesso de pele geralmente é indicada a abdominoplastia. A associação dos dois procedimentos é muito comum, gerando resultados ainda melhores.
Com o uso de técnicas adequadas e cuidadosas o umbigo pode ficar com aspecto bem natural, reestabelecendo o seu formato, orientação com cicatrizes discretas.
A cicatriz da abdominoplastia geralmente é posicionada de forma e ficar escondida em roupas habituais. Trajes de banho muito pequenos podem revelar parte da cicatriz. Com cuidados adequados as cicatrizes tendem a apresentar bons resultados.
A diástase dos músculos reto abdominais consiste no afastamento destes músculos gerando abaulamento do abdome. Na abdominoplastia esse afastamento é corrigido com suturas.
Precisa de ajuda?