A abdominoplastia é a cirurgia plástica realizada para melhora do contorno corporal em pessoas que tenham flacidez de pele importante e/ou afastamento dos músculos do abdome.
Durante a gestação, com o crescimento do bebê e o aumento gradual da barriga algumas alterações podem acontecer no abdome, resultando em afastamento dos músculos abdominais (diástase) e surgimento de hérnias. Após a gestação, pode surgir também flacidez de pele gerando dobras e excessos de pele comprometendo a estética do abdome.
A abdominoplastia é o procedimento completo que trata todas estas alterações:
– Afastamento da musculatura – É realizada a costura dos músculos internamente, deixando o abdome mais tonificado, diminuindo abaulamentos e deixando uma cintura mais marcada
– Hérnias – São corrigidas durante a cirurgia melhorando o aspecto do abdome e evitando complicações destas hérnias
– Flacidez de pele – O excesso de pele é retirado, resultando em uma cicatriz na região inferior do abdome, estrategicamente posicionada de forma a ficar escondida pelas roupas
– Plástica do umbigo – Na abdominoplastia é feito um novo umbigo para corrigir a flacidez e o chamado “umbigo triste”. Com técnicas adequadas e cuidadosas o novo umbigo adquire um aspecto mais jovial, com posicionamento adequado e cicatrizes discretas.
A abdominoplastia geralmente é associada a Lipoaspiração em um procedimento conhecido por Lipoabdominoplastia. Neste procedimento, ocorrem todos os benefícios da abdominoplastia, associados também à retirada de gordura localizada complementando e garantindo o melhor resultado para o contorno corporal.